QUEM SOU EU

Rafael Guerra Psicólogo
Rafael Guerra – Psicólogo
CRP 06/128867

Olá! Meu nome é Rafael Guerra. Sou paulistano e adoro minha cidade, mesmo ela sendo um pouco desajeitada. Mas, apesar do meu amor por São Paulo, já tive também a oportunidade de morar nos estados do Rio de Janeiro e Ceará, sempre trabalhando com pessoas. Vivi por lá por cerca de 3 anos.

Por onde passei tenho certeza de ter tido experiências incrivelmente enriquecedoras para o meu desenvolvimento humano, pois amadureci muito diante de cada desafio. Assim, toda essa bagagem foi essencial para que eu pudesse me descobrir e, consequentemente, descobrir a minha vocação e minha paixão pela Psicologia.

Logo que retornei para São Paulo, iniciei minha graduação em Psicologia, no Centro Universitário São Camilo. Ao longo do curso fui me identificando cada vez mais com a arte de estudar, escutar e analisar, isto é, fazer o que tanto amo.

Tive, ainda, a chance de trabalhar em grandes multinacionais do ramo de Engenharia. Atuei majoritariamente na área de Recursos Humanos, onde exerci o papel de recrutador. No momento, dedico parte do meu tempo atuando em outra grande multinacional, também na área de Recursos Humanos. Acredito que o psicólogo é peça essencial nas organizações, pois seu olhar humano pode transformar mentalidades, gerenciar conflitos e encontrar potencialidades e, acima de tudo, gerir pessoas. Tudo isso, para mim, é muito gratificante e só confirma as diversas formas de atuação do psicólogo.

Como psicólogo clínico atendo em consultório e, dependendo do caso, home care, além de me dedicar ao estudo e à prática da Psicologia Analítica Junguiana e demais abordagens pertinentes a cada caso clínico, de modo a cada vez mais dominar a técnica e o saber. Aliás, essa é uma profissão que exige muito estudo, pois não trabalhamos com máquinas pré-programadas, mas com a subjetividade de cada indivíduo que por si só constitui um mundo único de possibilidades.

Além disso, também trabalho atualmente como voluntário em uma instituição que oferece serviço de psicologia a pessoas que não podem arcar com os honorários desses profissionais. Além do mais, periodicamente escrevo textos acerca de meus estudos que ficam disponíveis gratuitamente aqui mesmo no meu site. São temas pertinentes aos conflitos que você ou alguém que você conhece possam estar vivenciando e gostariam de saber mais sobre o assunto.

Escrevo, ainda, alguns artigos relacionados à análise de literatura e filmes, a fim de mostrar a complementaridade que existe entre a psicologia e a arte. Longe de ser uma explicação do artístico pela psicologia, os textos mostram reflexões a respeito da arte sob um prisma psicológico. Entendo que uma obra de arte é capaz de nos ensinar muito sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor. Podemos ter experiências profundamente transformadoras ao ler um livro, assistir um filme ou mesmo ao visitar uma exposição de arte.

Enfim, isto é um pouco de mim.

Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto,
é pouco para o que eu quero.
(Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa)

Álvaro de Campos

Heterônimo de Fernando Pessoa